21.7.08

O dia em que voltamos a ser crianças

Por Alice Watson
Carinhanha/Bahia



A esperança era que a viagem de inauguração do Projeto Piloto do Rondon Regional fosse tranqüila. Duas vans novas da Universidade de Brasília à disposição dos 18 integrantes da equipe (uma chega amanhã de ônibus), 12 horinhas de viagem rumo à Carinhanha, logo ali, na Bahia e, empolgados, tivemos a impressão de que tudo seria fácil. O que não estava nos planos era o “bom” estado da estrada até nosso destino. A maior parte do percurso é asfaltada, mas seria melhor se fosse de terra, afinal, com tantos buracos, ficou difícil perceber a diferença entre uma e outra.

A viagem foi uma verdadeira aventura, com direito a vários trancos no “peito de aço” do carro, teto de van desabando, música sertaneja e calor, principalmente para os que estavam sem ar condicionado. O jeito foi inventar: cantamos, dormimos (os que conseguiram abstrair os buracos e os bancos não reclináveis) e nos conhecemos. Para muitos, aquele era o primeiro contato e a timidez inicial deu lugar a um animado coral de “Mamonas Assassinas” ao final da viagem.
Na chegada, a recepção foi uma festa. Era, literalmente, “IV Encontro das Águas e dos Amigos”, que reúne milhares de pessoas vindas de municípios próximos à Carinhanha, na beira do rio São Francisco. Bandas e pessoas dos mais variados estilos lotaram a praça principal da cidade. E nós rondonistas, apesar de exaustos, entramos logo no clima e fomos fazer um passeio de “reconhecimento” territorial, haja perna para agüentar tanto forró.

Na volta, por volta de 1h30 da manhã, já estávamos acostumados com nosso novo e pueril “lar”. A creche em que estamos abrigados nos fez relembrar a infância. Além da decoração infantil, comemos no primeiro dia com colher e usamos os banheiros próprios para as crianças (com privadas miniaturas). Mas nada que alterasse nosso bom-humor e vontade de trabalhar. Os últimos a dormir foram os primeiros a acordar com o bucólico (e incoveniente) cantar dos pássaros, todo mundo disposto para o primeiro dia de trabalho. E que venham os próximos...

12 comentários:

Unknown disse...

Isso aí galera, empolgação! O Projeto Rondon é uma iniciativa muito importante pro nosso país, ele promove e inspira o espírito voluntário e nacionalista, já que é movido pelos universitário, o "futuro intelectual" da nação. Ah! não podia deixar de comentar, como escreve bem essa rondonista hein!? Boa escolha. Valeu galera! Força e Bom trabalho...

Anônimo disse...

Ana Paula carinhosamente conhecida entre os amigos como PALOMA GONÇALA, espero que vc aproveite bem essa experiência de vida que o projeto Rondon oferece.

Estamos com saudades!!!

Obs: a greve dos correios acabou, ou seja, vc já sabe o que te espera(rs)

Beijao - Cláudio Roberto Sistel

Anônimo disse...

.. essa equipe vai dar o quê falar!!!!!!!!!!!!!!
Esse projeto tem tudo para conquistar Carinhanha
abrçs!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gslera é isso aí...to aki torcendo por todos, tudo ocorrerá bem, o q lamento é que não pude estar ai, mas daqui acompanho cada atividade e noticia. Abraço...

Anônimo disse...

Ah esqueci de colocar meu Nome: Sou a Elainne, FIZ TODA A DISCIPLINA MAS BEM NO FIANL NÃO PUDE VIAJAR...ABRAÇO....

Anônimo disse...

Ana Paula Minha querida irmã, te desejo todo sucesso do mundo e que você aproveite bem essa oportunidade e essa experiência que o projeto oferece, torço por você sucesso !!! já estamos com saudades.

Anônimo disse...

Chaveirinho vc ta igual pinto no lixo né.... vai trabalhar menina... a Semana de Extensão está aqui te esperando.....

Anônimo disse...

Chaveirinho vc ta igual pinto no lixo né.... vai trabalhar menina... a Semana de Extensão está aqui te esperando.....

Anônimo disse...

Messias e Ricardo motoristas das Vans, favor quando puder entre em contato com o Decanato de Extensão para explicar esse negócio de Rally, teto de Vans desabando e trancos no peito de aço das Vans, o pessoal aqui ta muito preocupado com essas aventuras de vcs.
OBS: Foi muito bom trabalhar com vcs...
Abraços
Decanato de Extensão

Anônimo disse...

Juliana, essa posição dói a coluna... parabens!
meu beijo Elçizabeth d taylor

Anônimo disse...

Querida amiga PALOMA GONÇALA, também conhecida como Miss Chapada Imperial...Será que sobreviveremos sem água até a sua volta ? a saudade é grande, mas a sede é MUITO maior!!!!!

beijos de suas amigas superpoderosas

Florzinha e Lindinha.

Ah o professor também manda abraços...

Anônimo disse...

Aninha, aliás, Palominha...

Estou com sede amiga!!!! Mas espero que esteja aproveitando bastante essa experiência, que o projeto rondon agregue bastante conhecimento em sua vida!!!

saudade e mta sede amiga!!!

bjinhos!

Tai